Paranaíba - MS, 27 de Abril de 2024

Janeiro roxo e a conscientização e combate a hanseníase

14/01/2023 às 08:40
Janeiro roxo e a conscientização e combate a hanseníase

Neste mês de janeiro é realizada a campanha de conscientização e combate a hanseníase, através da Secretaria Municipal de Saúde, espalhando informações para a população a respeito da doença, assim como reforçando a importância do tratamento.

A hanseníase é uma doença de pele transmitida por gotículas que saem do nariz ou pela saliva e possui tratamento com medicações fornecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS. O diagnóstico precoce da hanseníase quebra cadeias de transmissão e previne novas doenças, além de possibilitar a reabilitação nos casos em que podem ocorrer sequelas da doença.

Os principais sintomas são manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato, formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores, diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés, nervos engrossados e doloridos, e feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos.

A hanseníase tem cura, mas se a doença não for tratada, há riscos de complicações graves. Os pacientes precisam se dirigir aos serviços de saúde e seguir as orientações da equipe de saúde para que se obtenham os melhores resultados de tratamento e controle da doença.

A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito, e, assim que começar o tratamento a doença deixa de ser contagiosa.

Fonte: DECOM

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532