Paranaíba - MS, 29 de Março de 2024

Prefeitura apresenta dez novos veículos da Saúde em desfile

17/11/2010 às 11:28
Prefeitura apresenta dez novos veículos da Saúde em desfile

A Prefeitura de Paranaíba apresentou, em desfile realizado na manhã de sábado (13/11), os dez veículos adquiridos nos últimos 23 meses para a Secretaria de Saúde. A aquisição de novos veículos e equipamentos garantiu uma frota mais adequada para o atendimento dos usuários da Saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Luciano Aparecido da Silva, entre os principais problemas enfrentados pela administração municipal, ao assumir a pasta da saúde, destacou-se a frota inadequada de veículos do município, que era composta por veículos muito antigos, com predominância de problemas mecânicos e falta de conforto para os pacientes e motoristas; acontecia também alto índice de locação de veículos, representando elevado custo de transporte.

“Com base nessa inadequação, iniciamos a reestruturação da frota, fazendo correções mecânicas em alguns veículos, instalação de equipamentos em outros, como a UTI Móvel, e, principalmente, a aquisição de novos veículos, num total de dez novos automóveis. Além de três carros de apoio, adquirimos uma van com capacidade para 15 lugares; três novas ambulâncias, sendo uma Fiorino e duas Fiat Doblò; uma pick-up Strada para vigilância sanitária e epidemiológica; um Fiat Uno para a Equipe de Estratégia de Saúde da Família Rural; e um ônibus para transporte de pacientes à Barretos-SP e São José do Rio Preto-SP”, explicou Luciano.

As três ambulâncias, além de proporcionar a redução do custo de manutenção, com a conseqüente substituição de dois veículos antigos, que foram levados a leilão após a aquisição das novas ambulâncias, tem propiciado um transporte com mais qualidade, e, principalmente, conforto para os pacientes e acompanhantes que se deslocam por mais de 800 quilômetros no mesmo dia, incluindo ida e volta para Campo Grande-MS, por exemplo, geralmente saindo de madrugada e retornando altas horas da noite.

“A van com 15 lugares proporcionou o fim de locações de veículos para transporte de pacientes aos mais diversos locais, proporcionando economia para os cofres públicos e também mais conforto para os pacientes, visto que trata-se de veículo novo”, ressaltou Luciano, que explicou ainda: “a UTI móvel garante a existência efetiva de um complexo municipal de urgência e emergência, completando esse setor da rede de atenção à saúde juntamente com o Pronto Atendimento Hospitalar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 e a UPA 24 horas. Essa UTI Móvel, além de completar a rede de atendimento às urgências no município, traz uma tranquilidade maior aos familiares e pacientes em estado crítico que precisam ser transportados para outras referências, como Campo Grande-MS e Três Lagoas-MS, por exemplo”.

A UTI Móvel, que foi montada pela administração municipal é adulta e pediátrica, ou seja, conta com equipamentos que garantem o transporte com qualidade inclusive de recém-nascidos, pois foi instalada uma incubadora para transporte de neonatal.

A pick-up Strada substituiu um antigo Fiorino Azul, com mais de 15 anos de existência, cheio de problemas mecânicos, com baixa capacidade de carga e sem o mínimo de conforto para os servidores que o utilizavam. Este Fiat Strada está à disposição da vigilância sanitária e epidemiológica, tanto para as fiscalizações, como para o transporte de produtos apreendidos.

O prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara) já adquiriu também um Fiat Uno, que ficará à disposição da Equipe de Saúde da Família Rural. De acordo com o secretário de Saúde, o transporte dessa equipe era realizado de maneira irregular, pois a equipe se deslocava aos postos de saúde dos distritos no veículo de um servidor, contrariando as normas que regem a administração pública.

“Assim que o prefeito Zé Braquiara assumiu a administração, colocamos, temporariamente, uma Elba para a equipe fazer o seu trabalho, até que se concretizasse a aquisição do Fiat Uno Zero KM, que será entregue em breve para esta equipe de saúde”, falou Luciano.

A principal aquisição da administração municipal foi o ônibus para transporte de pacientes a Barretos. “O prefeito Zé Braquiara cumpre um compromisso com a população entregando um ônibus zero quilômetro para a população”, finalizou o secretário.

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590