Paranaíba - MS, 25 de Abril de 2024

Nasf e Unidade de Saúde oferecem palestra a hipertensos e diabéticos

10/11/2010 às 14:46
Nasf e Unidade de Saúde oferecem palestra a hipertensos e diabéticos

Os usuários da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Industrial de Lourdes, membros do grupo de hipertensos e diabéticos, participaram de uma palestra sobre hipertensão e diabetes, na quarta-feira (10/11), às 7 horas, na quadra de esportes do bairro de Lourdes, em comemoração a 14 de novembro, que é o dia internacional de combate ao diabetes.

A palestra foi organizada pelo Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e a Unidade Básica de Saúde da Família Nossa Senhora de Lourdes.

A nutricionista do Nasf, Marinei de Souza Maciel, falou sobre a importância da alimentação adequada, atividade física e utilização correta dos medicamentos.

Após a palestra, foi verificada a taxa de glicemia e pressão arterial dos participantes. Também foi serviço café da manhã e houve a entrega dos medicamentos.

Diabetes

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.

Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.

Hipertensão

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, tendo como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o fumo e outras causas. A sua incidência aumenta com a idade, mas também pode ocorrer na juventude.

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista (67) 81148464
Leidiane Sabino, jornalista (67) 8116-1987

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377