Paranaíba - MS, 20 de Abril de 2024

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa hoje na UFMS

18/10/2010 às 08:40
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa hoje na UFMS

A abertura da Semana de Ciência e Tecnologia do Estado, será nesta segunda-feira (18), às 13h30, no auditório do CCHS, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com a presença da reitora, Célia Maria da Silva Oliveira e do superintendente Estadual de Ciência e Tecnologia (Sucitec), João Onofre Pereira Pinto e demais autoridades. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá no período de 18 a 28 de outubro, com tema: Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. As atividades da Semana inicia às 7h30, no Laboratório de Ensino de Matemática (Lema), na Unidade 5.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma realização do Ministério de Ciência e Tecnologia. Em Mato Grosso do Sul, o evento vai até o dia 23 de outubro. As atividades da Semana estão sendo coordenadas pelo Departamento de Química da UFMS, com o apoio do governo, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), através da Superintendência de Ciência e Tecnologia e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Segundo os organizadores da semana, o tema nacional principal será: Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, e uma leitura regional da Ciência, Tecnologia e Biodiversidade em Mato Grosso do Sul, com a finalidade de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e inovação.

“O evento conta com a participação de mais de dez mil alunos das escolas estaduais, municipais e particulares e também dos alunos dos cursos das áreas de ciências humanas, exatas e biológicas da UFMS”, informou o professor, Ivo Leite Filho, do Departamento de Química, o qual está organizando as atividades da Semana de Ciência e Tecnologia no Estado, que será realizada em oito municípios do Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, Nova Andradina, Dourados, Paranaíba, Três Lagoas e Chapadão do Sul).

“É uma vitória pode realizar as atividades da Semana no Campus da UFMS com a participação das demais instituições, com palestras, apresentações, oficinas, visitas em laboratórios, shows. A nossa meta é discutir temática sobre ciência e o desenvolvimento sustentável, através de diversas apresentações dos participantes, como alunos e acadêmicos das universidades. Teremos mais de 30 atividades por dia, durante o evento deste ano”, explica o professor Ivo Leite, ao informar que no próximo ano, a meta é realizar as atividades no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, na Capital.

Na opinião do superintendente da Sucitec/MS, João Onofre, a Semana de Ciência e Tecnologia no Estado será um sucesso, porque vai discutir temática do programa voltado para pesquisa e inovação. “Temos a participação dos pesquisadores das instituições do Estado de forma sincronizada. Uma iniciativa muito boa do Ministério da Ciência e Tecnologia, com a integração das demais instituições de ensino”, disse João Onofre, ao destacar a importância do tema sobre a biodiversidade em Mato Grosso do Sul. “A grande parte do bioma do Pantanal está no Mato Grosso do Sul. Bem como o cerrado. Temos uma grande diversidade que precisa ser estudada e preservada”.

Confira a programação das atividades da Semana de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul: Programação em Campo Grande - Programação nos município do interior do Estado.

Contato para mais informações com Prof. Dr. Ivo Leite Filho, no fone:067-3345-3682/ 067-9278-6340 ou no E-mail: ivojedaleite@uol.com.br Ou ainda, com através da Sucitec (Valdecir), no Tel: (67) 3318-4062 - (67) 9607-2724 E-mail: valves@semac.ms.gov.br .

Fonte: MS Noticias

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532