Paranaíba - MS, 19 de Abril de 2024

Sindicato Rural e Fundação Chapadão apresentaram Tour Soja 2017

22/02/2017 às 11:20
Sindicato Rural e Fundação Chapadão apresentaram Tour Soja 2017

Foi realizado no dia 18 de fevereiro (sábado) na parte da manhã um "Dia de Campo" na Fazenda Mascote de propriedade de Milton Macedo de Jesus na Br 483 - Km 4 que faz parte do Tour da Soja 2017. O evento é uma parceria do Sindicato Rural de Paranaíba, Fundação Chapadão e Aprosoja/MS. Após um café da manhã, o secretário do Sindicato Rural Fábio Macedo, filho do proprietário da fazenda, deu as boas vindas aos presentes. Estiveram presentes no evento: o Diretor Executivo da Fundação Chapadão, Edson Pereira Borges, o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba Nilo Alves Ferraz, o prefeito municipal Ronaldo Miziara, o presidente da Coopar Diomário Salustiano, o Secretario de Indústria e Comércio Claudio Agi, o diretor de Departamento de Agropecuária Aquilles de Oliveira e Nascimento, vereadores, representantes do Banco do Brasil e Sicred, além de pecuaristas e agricultores.

De acordo com o presidente do sindicato Nilo Ferraz, a ideia é mostrar uma gama de possibilidades existentes no mercado e qual melhor está se adaptando ao solo e ao clima de Paranaíba. "O objetivo dessa parceria é promover e divulgar a cultura da soja no município, possibilitando a exploração dessa atividade", explicou Nilo.

"A parceria entre o Sindicato, a Fundação e a Associação garante aos produtores rurais da região alternativas transformadoras para o desenvolvimento da agricultura, com possibilidades reais de produzir mais e melhor, priorizando a sustentabilidade. O encontro entre os profissionais da área e o agricultor permite a troca de experiências e potencializa os resultados para a próxima safra do grão", ressalta o Diretor Executivo Edson Borges. Ele explicou que o objetivo deste Tour é "conhecer diferentes variedades de soja, sistemas de irrigação para lavouras e informações antecipadas para a próxima safra de soja. Edson ressaltou que este é o 4º ano que o experimento está sendo feito na região de Paranaíba e foi comprovado que a qualidade da terra e o clima favorecem e muito o cultivo da soja, " eu peço encarecidamente ao poder municipal, vereadores, ao Sindicato Rural, deputados e ao próprio governador para que incentive mais estes produtores. "Precisamos de investidores, os fazendeiros de Paranaíba precisam entender o quanto é rentável a soja, antes que produtores de fora venham e alugue as terras e levem para si todo o dinheiro produzido aqui", desabafou Borges.

A Fundação Chapadão através do engenheiro Jefferson Luis Anselmo que acompanhou todo o processo, esteve apresentando aos presentes as cultivares de soja que fazem parte do experimento e que está sendo realizado pelo quarto ano consecutivo em Paranaíba. São 42 cultivares de soja, sendo: 15 cultivares RR e 27 Cultivares Intacta RR2 PRO. Jeferson falou do quanto a soja desenvolveu bem com o clima de Paranaíba. "Está lindo esse campo experimental, a soja desenvolveu além do esperado, Paranaíba está pronta para a cultura da soja", afirmou Jeferson.

Foi realizado o plantio da soja em duas épocas diferentes, um no mês de novembro e outra no mês de dezembro. Segundo Anselmo, todas com uma evolução significativa, "No Chapadão planta-se no fim de dezembro, já no Mato Grosso em outubro. Paranaíba nos surpreendeu mais uma vez e produziu nas duas épocas plantadas", disse o pesquisador. As cultivares novas que entraram na plantação este ano foram: BRS7380, VRS388, BRS1003, Cristalino, BG4669 e M7198. As lavouras foram cultivadas pelos técnicos da Fundação Chapadão, com apoio do Sindicato Rural de Paranaíba.

Tour da Soja 2017
O Tour teve início na quinta-feira, dia 26 de janeiro, na sede da Fundação, localizada as margens da BR 060, na saída para Chapadão do Céu. Participaram do Tour 25 empresas e centenas de pessoas.

Veja abaixo os locais dos experimentos, que foram visitados pelo tour:
26 de Janeiro, Fundação Chapadão, Chapadão do Sul/MS
02 de Fevereiro, Fazenda Maraney, em Chapadão do Céu (GO);
09 de Fevereiro, Fazenda Nova França, Baús/Costa Rica (MS);
16 de Fevereiro, Fazenda Santo Anastácio, Aparecida do Taboado (MS);
18 de Fevereiro, Fazenda Mascote, Paranaíba (MS);

Tecnoagro 2017
Vai estar acontecendo nos dias 15 e 16 de março a feira Tecnoagro 2017 um evento realizado pela Fundação Chapadão. Maiores detalhes no site ou pelo telefone: (67) 3562-2032

Confira todas as fotos do evento

Silvana Machado
Assessora de Imprensa do Sindicato Rural de Paranaíba

Mais Fotos

Sindicato Rural e Fundação Chapadão apresentaram Tour Soja 2017 em Paranaíba - MS Sindicato Rural e Fundação Chapadão apresentaram Tour Soja 2017 em Paranaíba - MS
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590