Paranaíba - MS, 28 de Março de 2024

Banda Municipal é reativada pela Secretaria de Cultura

09/05/2015 às 12:42
Banda Municipal é reativada pela Secretaria de Cultura

A música voltou a ditar o ritmo da vida de crianças paranaibenses. Quinze delas já estão sendo ensaiadas pelo instrutor Saulo de Jesus, compondo a Banda Municipal "Cláudia Robalinho", popularizada como 'fanfarra', mas denominada oficialmente como 'banda' por diferenciação de instrumentos – já que esta é composta por maior variedade.

A nova banda já tem até previsão para estrear, será no dia 4 de julho, aniversário de 158 anos de emancipação política de Paranaíba. A secretária de Cultura, Ruth Marcela de Souza Ferreira, contou que a iniciativa de resgatar a música é desejo antigo do prefeito Diogo Tita.

"Umas das primeiras ações da Secretaria de Cultura foi restabelecer a banda municipal, que estava há algum tempo desativada, cerca de dois a três anos. O processo licitatório para a contratação do instrutor ocorreu dia 28 de abril e as atividades já iniciaram desde então", contou Ruth.

O ensaio dos alunos está sendo intenso, de segunda a sexta-feira, a partir das 15 horas, eles se encontram na escola Major Francisco Faustino Dias, para aperfeiçoarem as habilidades. Para a execução dos trabalhos, instrumentos foram reparados e outros serão adquiridos para o uso e também para manutenção. A secretária Ruth Marcela, avaliou positivamente a volta da banda.

"Importância é inconteste. Todos os dias cerca de 30 crianças que são selecionadas pelo instrutor, têm atividades musicai profundas e para isso precisa conhecimento teórico e você fica afinadíssimo naquele instrumento. Segunda vantagem é que a banda tem um aspecto cultural profundo, como musicalidade, expressão. Então é muito bonito, tradicional e isso fortalece nossa cultura", disse.

Após acompanhar os trabalhos, a secretária foi informada que dentro de duas ou três semanas a primeira música já estará sendo executada. "O instrutor acredita que já vamos iniciar algumas músicas mais simples e dia 4 de julho a intenção é executar o nosso hino nacional", finalizou.

DECOM - Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranaíba - MS

Mais Fotos

Banda Municipal é reativada pela Secretaria de Cultura em Paranaiba - MS
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377