Paranaíba - MS, 28 de Março de 2024

Plano de Atendimento às Medidas Socioeducativas é discutido em Paranaíba

30/04/2015 às 16:38
Plano de Atendimento às Medidas Socioeducativas é discutido em Paranaíba

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), juntamente com a Secretaria de Assistência Social, o Ministério Público e o Poder Judiciário, realizaram, na última terça-feira (28), uma reunião para a elaboração do Plano Municipal de Atendimento às Medidas Socioeducativas, na sala do Tribunal do Júri, no Fórum.

Os objetivos do evento foram: reunir as entidades de Paranaíba para os esclarecimentos a respeito do encaminhamento de menores infratores para cumprimento de medidas socioeducativas nos locais; e discutir a respeito da criação de um plano municipal, que tem como objetivo buscar a organização e manter um sistema programado, para que o adolescente seja ressocializado nestas entidades.

Estiveram presentes na reunião o prefeito Diogo Tita; o juiz Cássio Roberto dos Santos; o promotor Ronaldo Vieira Francisco; a secretária de Assistência Social, Leopoldina Gasperini (Dininha); a secretária de Educação, Maria Eugênia Alves de Assis; o secretário de Meio Ambiente, Lincon Pinhé; o secretário de Esporte, Sérgio Roberto Bevilaqua da Silva; representantes do Lar Santo Agostinho, da LBV (Legião da Boa Vontade), Joana de Ângelis, Lar Teresa Spinelli e Externato Jesus Consolador; além de servidores da Secretaria de Assistência Social.

De acordo com o promotor de justiça Ronaldo, a finalidade do plano é "buscar a organização das entidades, dos entes públicos, para que possam, dentro dessa programação constante do plano e dentro dos planos individuais para aqueles adolescentes que praticaram atos infracionais, manter um sistema já eficaz e pronto, assim possibilitará que o adolescente venha a ser ressocializado pelas medidas aplicadas e o cumprimento dessas medidas".

O promotor explicou, de forma prática, em quê o plano colaborará. "Um adolescente, por exemplo, pratica um ato infracional e a ele é imposto pelo judiciário uma prestação de serviço à comunidade. Para esse caso, com a vigência do plano municipal, nós vamos saber, de acordo com a característica daquele adolescente, qual entidade vai ser mais apropriada para recebê-lo, a fim de que ele possa cumprir a sua medida imposta e, em função disso, buscar um realinhamento desse adolescente para um convício social sério, responsável, no cumprimento de seus deveres, próprio de uma pessoa em desenvolvimento".

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Cássio Roberto dos Santos, falou sobre a importância em estar em sintonia e achar soluções juntos. "Por causa das limitações, precisamos ser criativos, buscar exemplos e inspirações em outras comarcas. Se não houver integração, é difícil progredir. O plano vem para somar, por isso é essencial estarmos abertos para receber esses adolescentes. Viemos sentindo certas dificuldades para cumprir a lei. Falar da infância não é simples, nem fácil. Temos situações complexas que demandam integração, aproximação e diálogo entre os setores. A responsabilidade é de todos nós".

Os representantes das entidades receberam um termo de compromisso, no qual eles se comprometem a receber os adolescentes e colaborar com o cumprimento das medidas socioeducativas. Para isto, na próxima semana, eles entregaram o quadro de vagas, indicando onde os adolescentes infratores poderão prestar os serviços.

DECOM - Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranaíba - MS

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590