Paranaíba - MS, 28 de Março de 2024

AVC é tema de palestra ministrada ao grupo de idosos do Cras

26/10/2010 às 09:49
AVC é tema de palestra ministrada ao grupo de idosos do Cras

O médico Cláudio Souza dos Santos, da Unidade de Saúde da Família Doutora Ana Lygia Mancini Coelho, ministrou uma palestra sobre AVC (Acidente Vascular Cerebral) aos membros do grupo de idosos Conviver, do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim América, na sexta-feira (15/10), na sede do Cras, às 15 horas.

De acordo com Vera Lúcia da Silva, assistente social do Cras do Jardim América, a palestra teve por objetivo levar aos idosos um melhor conhecimento relacionado às causas do AVC. “O palestrante falou sobre os tipos de AVC, sintomas, os principais fatores de risco, que são: hipertensão arterial, doença cardíaca, colesterol, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, diabetes, idade avançada, obesidade, anticoncepcionais com baixo teor hormonal, condições de vida e malformação arteriovenosa cerebral. Ele discorreu ainda sobre a prevenção e tratamento”, disse.

Segundo o médico, o AVC é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, que pode provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. As manifestações clínicas subjacentes a esta condição incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurológico destas alterações possa variar muito em função do local e extensão exata da lesão.

Apresenta-se como a segunda causa de morte no mundo. O AVC é a principal causa de incapacidade neurológica dependente de cuidados de reabilitação e a sua incidência está relacionada com a idade. Embora seja uma doença característica de pessoas idosas, ela pode ocorrer em todas as idades.

“As melhores formas de prevenção são atividades físicas regulares, controle da hipertensão arterial, suspensão do fumo, redução de ingestão de bebidas alcoólicas e mudanças de hábitos alimentares, com controle do colesterol e perda de peso para uma melhor qualidade de vida, não só para os idosos, assim como para todas as pessoas”, finalizou Eronides Silva Corrêa da Costa, coordenadora do Cras do Jardim América.

Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Leidiane Sabino, jornalista

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532