Paranaíba - MS, 18 de Abril de 2024

Unidade móvel do hospital de Barretos é símbolo da prevenção

21/10/2010 às 11:54
Unidade móvel do hospital de Barretos é símbolo da prevenção

Paranaíba recebeu a unidade móvel de prevenção do Hospital do Câncer de Barretos-SP, Fundação Pio XII, na quinta-feira (21/10), durante todo o dia, na avenida Major Francisco Faustino Dias (Praça do Carnaíba). De acordo com o médico Júlio César Possati Resende, do hospital de Barretos, a carreta é símbolo da prevenção.

Foram realizados 130 exames, sendo 40 de próstata, 40 de pele e 50 do colo do útero. Todas as pessoas foram selecionadas pelas unidades de saúde.

A campanha “Prevenção é Vida” foi realizada pelo hospital e Prefeitura de Paranaíba, por meio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do hospital.

“O nosso trabalho é itinerante, passando por várias cidades de diversos estados do país. Atendemos São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Examinamos possíveis casos do câncer de pele, no colo do útero, próstata e mama. O mais importante é conscientizar a população da importância de fazer os exames preventivos e detectar o câncer de forma precoce, quando as chances de cura são maiores. A carreta é um estímulo ao trabalho de prevenção nas cidades, que deve ser realizado também pelas unidades de saúde”, falou o médico.

Júlio César Resende contou ainda que os países desenvolvidos conseguiram diminuir os casos de câncer por meio de programas de rastreamento e prevenção, principalmente do colo do útero. “Tem poucos anos que o Brasil desenvolve programas de rastreamento, mas os números nos mostram que esse é o caminho a ser seguido”, reforçou.

O secretário de Saúde do município, Luciano Aparecido da Silva, ressaltou que a carreta de Barretos visita Paranaíba como uma resposta de agradecimento à ajuda oferecida pelo município ao hospital.

“O trabalho da unidade móvel de Barretos é tradicional em Paranaíba graças aos leilões realizados anualmente pela empresa Zebu Leilões, de responsabilidade do prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara), que beneficia o hospital. Paranaíba é grande contribuidora da Fundação Pio XII, que manifesta seu agradecimento com esta visita, que tem o objetivo de abrir os olhos da população para a prevenção”.

O prefeito Zé Braquiara e a vice-prefeita Leopoldina Gasperini (Dininha) acompanharam a visita da unidade móvel.

“Fico muito feliz com essa ajuda que o hospital nos oferece e agradeço de coração. Como eu sempre falo, saúde está entre nossas prioridades e faremos de tudo para que o paranaibense tenha uma vida melhor”, afirmou o prefeito.

Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Leidiane Sabino, jornalista

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532