Paranaíba - MS, 28 de Março de 2024

Prefeitura promove ações sobre o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

01/12/2010 às 12:36
Prefeitura promove ações sobre o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Saúde e o SAE (Serviço de Assistência Especializada), realizou ações pela campanha sobre o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS na última quarta-feira (1º). A programação do município contou com abertura, no Paço Municipal, e com distribuição de panfletos informativos, preservativos e brindes em várias empresas do município, na BR158 e no comércio local.

Devido ao distanciamento dos jovens em relação a quem vive com o vírus da aids, o tema da campanha 2010 foi “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/aids”. A frase “A aids está distante de mim, não faz parte do meu mundo e não me interessa. Será que isso é verdade? Será que isso não diz respeito a mim?” foi a reflexão que o Ministério da Saúde propôs para a população.

Os principais objetivos da campanha nacional foram: dar maior visibilidade às questões do viver com o HIV/AIDS; combater o estigma e a discriminação em relação às pessoas que vivem com o vírus; e fazer com que os jovens reflitam sobre seus próprios comportamentos.

A campanha foi destinada, especialmente, para jovens de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A escolha desse público leva em conta critérios epidemiológicos e comportamentais.

Segundo o secretário de Saúde, Luciano Aparecido da Silva, os jovens são os alvos porque estão mais expostos, se relacionam com mais parceiros casuais e não têm os devidos cuidados no que diz respeito à contaminação. “A proposta é conscientizar este público-alvo em relação ao uso do preservativo e do sexo seguro”, afirmou.

Além disso, o Ministério da Saúde explica que 40% dos jovens não usam preservativo em todas as relações sexuais, apesar do conhecimento de que esta é a melhor forma de evitar a infecção pelo HIV.

Luciano disse também que as mulheres estão na frente em números de contaminados. Elas representam 20% a mais de infectadas, quando comparadas aos homens. “A cada oito homens, dez mulheres estão com o vírus”.

Outro grupo destacado e foco da campanha municipal foi o dos caminhoneiros. “Eles são pessoas mais vulneráveis que passam muito tempo fora de casa e, em alguns casos, possuem parceiros esporádicos”, disse o secretário.

Ele ainda alertou para os riscos da doença e disse que a prevenção é essencial. “O dia 1º de dezembro é só um dia simbólico. É preciso tomar cuidado todos os dias”, concluiu.

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532