Paranaíba - MS, 20 de Abril de 2024

Projeto da UFMS sobre Coorepa recebe Prêmio Santander Universidade Solidária

29/11/2010 às 11:09
Projeto da UFMS sobre Coorepa recebe Prêmio Santander Universidade Solidária

O projeto de extensão “Cooperativa Recicla Paranaíba: um empreendimento solidário baseado na sustentabilidade”, dos professores Marina Cardoso de Oliveira, do curso de psicologia, e Geraldino Araújo, do curso de administração, do campus de Paranaíba da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), recebeu o prêmio Santander Universidade Solidária.

A professora Marina de Oliveira recebeu o prêmio de R$50 mil, no último dia 24, em São Paulo, acompanhada da reitora da UFMS, Célia Maria da Silva Oliveira. O dinheiro deve ser investido no projeto.

O prêmio será liberado no próximo ano e utilizado na compra de equipamentos, material de consumo e gaiolas para a coleta seletiva nos bairros.

O projeto de extensão teve o objetivo de preparar o grupo de cooperados para trabalhar com recolhimento de resíduos recicláveis, ensinando-os a administrar sozinhos o negócio.

Na categoria em que concorreu o projeto de Paranaíba foram inscritos 995 trabalhos.

Desde maio de 2009, o projeto sobre a Coorepa (Cooperativa Recicla Paranaíba) é executado no município junto a um grupo de catadores de material reciclável e desempregados da cidade. A iniciativa é da UFMS, Prefeitura de Paranaíba, Banco do Brasil e outros parceiros.

Desde junho deste ano a cooperativa faz a coleta, o processamento e venda de material reciclável.

Os membros da Cooperativa Recicla Paranaíba, muito emocionados com a premiação, agradeceram a UFMS; o prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara); a secretária de Meio Ambiente, Janete Martins Brandão; e todos os outros colaboradores pelo apoio recebido desde a implantação da Coorepa.

Na noite de premiação, o Santander Universidades entregou o total de 20 prêmios destinados a estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico, o desenvolvimento sustentável e a gestão de excelência das universidades. Esta sexta edição contou com 5.271 projetos inscritos. Ao todo, os vencedores receberam R$1 milhão em prêmios e bolsas para curso de empreendedorismo da Babson College (EUA).

Segundo Jamil Hannouche, executivo responsável pelo Santander Universidades, o apoio ao ensino superior é um dos principais focos de sustentabilidade do grupo. “Elegemos a universidade como o maior centro de impacto e assumimos um compromisso de longo prazo com ela; queremos ser reconhecidos com o que fazemos em prol da universidade brasileira”.

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377