Paranaíba - MS, 23 de Abril de 2024

Escola Liduvina dedica sábado letivo a atividades sobre a consciência negra

23/11/2010 às 12:56
Escola Liduvina dedica sábado letivo a atividades sobre a consciência negra

Como sábado (20) foi dia letivo nas escolas da rede municipal e feriado estadual em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Escola Municipal Liduvina Motta Camargo dedicou o período matutino para refletir sobre o tema.

Os alunos leram diversos textos sobre: o negro, a escravidão, o surgimento da capoeira e a influência do negro na cozinha brasileira.

Também foi encenada a biografia de Castro Alves, poeta brasileiro marcado por escrever poesias de combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como “Poeta dos Escravos”. Houve ainda uma apresentação de rap.

A comemoração na escola também foi marcada pelo desfile beleza negra. Com muitos aplausos e agitação, a classificação das alunas participantes foi a seguinte:

1°: Carita Oliveira de Souza

2°: Milena Pereira Gonçalves

3°: Tatiane Gonçalves Pereira

Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

Feriado em MS

Os sul-mato-grossenses comemoraram pela primeira vez o Dia da Consciência Negra como feriado. O projeto de lei 043/2010 de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que instituiu o feriado estadual (20 de novembro), data em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, foi promulgado em maio deste ano pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A data já era comemorada em três municípios do Estado (Corumbá, Jaraguari e Itaporã), por meio de decreto municipal, além de 400 cidades em todo o país e outros dois Estados (Mato Grosso e Rio de Janeiro).

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532