Paranaíba - MS, 18 de Abril de 2024

Departamento Municipal de Trânsito faz alerta para prevenção de acidentes

19/11/2010 às 13:06
Departamento Municipal de Trânsito faz alerta para prevenção de acidentes

Com o objetivo de mobilizar a população a respeito da violência previsível no trânsito, o próximo domingo (21) será dedicado ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A data foi instituída em 2005, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que reserva o terceiro domingo de novembro à conscientização. No Brasil, as ações pelo dia começaram em 2007.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil ocupa a quinta colocação em número de mortes no trânsito de todo o mundo. O país só perde para Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

Quando a comparação é dentro do Brasil, Mato Grosso do Sul está em sétimo lugar, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Roraima, Santa Catarina, Tocantins, Mato Grosso, Paraná e Espírito Santo ocupam as primeiras colocações, respectivamente. O estudo ainda mostra que a principal causa dos acidentes é o mau comportamento dos motoristas.

Para o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Renato Tinarelli, falta prudência. “Já que a maioria das mortes é considerada evitável, é preciso que o motorista tenha a consciência da responsabilidade necessária para dirigir. Além de sua própria vida, ele pode tirar a vida de outras pessoas”, alertou.

Renato disse também que a data é importante para que a população reflita sobre o assunto. “Neste dia, vamos pensar sobre as ações que podemos fazer para preservar as nossas vidas. Entre as medidas que amenizam os acidentes nas estradas, podemos citar: não dirigir alcoolizado ou com sono; em uma viagem longa, ter um intervalo de duas horas a cada sete horas, quando se está dirigindo; seguir as regras de trânsito; e fazer a manutenção do veículo”, sugeriu.

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590