Paranaíba - MS, 29 de Março de 2024

Escola Dona Maria Paula apresenta trabalhos sobre o meio ambiente

03/11/2010 às 10:36
Escola Dona Maria Paula apresenta trabalhos sobre o meio ambiente

Para encerrar os trabalhos relacionados ao meio ambiente, a Escola Municipal Dona Maria Paula de Oliveira – Pólo, do Distrito Alto Tamandaré, realizou oficinas com o tema “Meu Planeta, minha casa”, na quarta-feira (27/10), apresentando os trabalhos práticos produzidos por alunos e professores.

De acordo com a diretora Érika Cristiane Sartori, a “Oficina do Meio Ambiente” teve como objetivo a implementação de medidas que assegurem a preservação ambiental e conscientização dos alunos e comunidade escolar.

As professoras desenvolveram atividades com a utilização de revistas, jornais, músicas, vídeos, pinturas, recortes e colagens, entre outros recursos didáticos para despertar a atenção dos alunos e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais interessante. “É de fundamental importância ressaltar que os alunos são agentes participativos no processo de preservação do meio ambiente, sendo eles os responsáveis pela manutenção dos recursos naturais”, falou a diretora.

Durante as aulas, na Oficina do Meio Ambiente, o educador utilizou metodologias que sensibilizaram os educandos quanto à importância da preservação da natureza, motivando-os na participação ativa das atividades educativas, na organização de campanhas de conscientização ambiental e fazendo com que eles sejam agentes multiplicadores, entre outras atitudes que pautem pela preservação do meio ambiente.

“A escola é um dos locais responsáveis pela formação dos alunos, sendo de fundamental importância abordar assuntos diversificados, tais como: drogas, conhecimentos gerais, violência, meio ambiente, entre outros. As questões relacionadas ao meio ambiente estão diariamente em pauta nos meios de comunicação, muitas vezes abordadas de forma a responsabilizar os países pela poluição e aquecimento global. No entanto, a preservação ambiental depende da contribuição de todos os cidadãos, havendo a necessidade de uma conscientização ecológica e atitudes individuais para que possamos atingir a preservação ambiental no planeta, em nosso distrito, na escola, em nosso dia-a-dia. Nesse contexto, a escola deve possibilitar espaços para a realização de atividades que promovam a educação ambiental”, ressaltou a supervisora Maria Ângela Pereira Pedroso.

O prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara); a secretária de Meio Ambiente, Janete Martins Brandão; e as técnicas do Departamento Pedagógico, Vilma Vieira de Paula e Andréia Augusta Moreira prestigiaram o evento.

Todos os 160 alunos, da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental, da escola Dona Maria Paula, trabalharam o tema meio ambiente durante todo o ano.

“Foi ótimo este trabalho e estou muito satisfeita com o resultado. Os alunos apresentaram trabalhos fantásticos”, finalizou a diretora Érika.

Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Leidiane Sabino, jornalista

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532