Paranaíba - MS, 01 de Maio de 2024

Quem tem direito à tarifa social na conta de luz deve se recadastrar

11/02/2011 às 11:45
Quem tem direito à tarifa social na conta de luz deve se recadastrar

Antes, o benefício era concedido automaticamente, para quem gastava até 80 KW/H por mês. Agora, o limite de consumo é um só: 220 KW/H por mês. E a renda passou a ser requisito obrigatório para todos.

Quem recebe desconto na conta de luz deve ficar atento às mudanças no programa Tarifa Social. Quase 20 milhões de brasileiros precisam fazer um recadastramento.

As regras mudaram desde o ano passado, mas muita gente ainda não sabe. A Agência Nacional de Energia Elétrica adotou um novo critério para a concessão da Tarifa Social que dá descontos na conta de luz.

Antes, o benefício era concedido automaticamente, para quem gastava até 80 KW/H por mês. As famílias que consumiam um pouco mais, até 220 KW/H, precisavam comprovar que ganhavam até R$ 120 por pessoa. Agora, o limite de consumo é um só: 220 KW/H por mês. E a renda passou a ser requisito obrigatório para todos. O rendimento familiar não pode ser maior do que meio salário mínimo por pessoa.

Além de uma renda mínima, para ter direito à tarifa social de energia elétrica, é preciso se inscrever no cadastro único para programas sociais do Governo Federal. E isso vale também para quem já recebia o benefício.

A dona de casa Márcia Passos descobriu que precisava fazer um novo cadastro após ler um aviso na conta de luz. “Depois disso, eu fui a uma escola que estava fazendo a inscrição sobre o beneficio”, revela.

Em todo país, essa inscrição pode ser feita em postos determinados pelas prefeituras. Depois disso, a pessoa recebe um número pelo correio. Com esse número, basta ir à concessionária de energia elétrica para pedir a inclusão na Tarifa Social. Quanto menor o consumo, maior o desconto, que pode variar de 10% a 65% do valor total da conta.

Márcia e o marido, por exemplo, gastaram 61 KW/H e receberam um desconto de mais de 50%. O desconto foi de R$ 22,17. O marido da dona de casa revela o que daria para comprar com esse valor: “11 quilos de feijão. Já é uma ajuda”.

Fonte: Globo

  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377