Paranaíba - MS, 01 de Maio de 2024

Sindicato Rural e autoridades buscam modelo de patrulha rural para implantar no município

10/02/2011 às 12:00
Sindicato Rural e autoridades buscam modelo de patrulha rural para implantar no município

Com o intuito de coibir a criminalidade na zuna rural de Paranaíba, autoridades do município foram até São Sebastião, distrito de Carneirinho-MG, para conhecer o modelo de patrulha rural adotado pela Polícia Militar de lá. Comandada pelo cabo Almiro Domingos Carneiro, a Militar do distrito tem desenvolvido um trabalho exemplar, fato que gerou o interesse de implantar o modelo em Paranaíba.
Para tanto, o presidente do Sindicato Rural, Wilberto Amaral, o vice, Fábio Macedo, o comandante do 16º Batalhão da PM, tenente-coronel Daniel de Souza Benevides, o sub-comandante Sidney Batista e o vereador Fredson Freitas se reuniram na última semana e foram até São Sebastião saber do cabo Almiro as formas de trabalho, que são desenvolvidas pela PM naquele distrito.
“Fomos para verificar como foi implementada a patrulha rural, para importarmos a ideia e ver como procede na parte técnica, de custos e necessidade de efetivo”, comentou o comandante da PM de Paranaíba.
Cabo Almiro explicou que o projeto foi espelhado em uma iniciativa surgida em um bairro de Belo Horizonte e denominada “Rede de vizinhos protegidos”. De acordo com ele, o propósito foi fazer com que a união dos participantes fosse um ponto forte no combate ao crime.
“Nesse projeto, cada morador do bairro lá da capital comprou um apito e quando um vizinho percebia que o outro estava sendo vítima de bandidos, começava a apitar. Em pouco tempo, todo o bairro estava apitando e desta forma o bandido acabava fugindo. A ideia nossa, então foi traduzir um pouco dessa união entre os moradores para conseguir combater os crimes”, explicou Almiro.

Patrulha Rural
Partindo do preceito da união entre polícia e produtores, a Patrulha Rural desenvolvida em São Sebastião, consistiu em várias etapas. A PM fez um cadastramento de todas as propriedades existentes e cada participante teve seus bens fotografados e cadastrados pela polícia, assim como seus dados. Desta forma, conforme o cabo Almiro, é possível reconhecer o que é de quem e em caso de furto a recuperação possa ser feita.
Além disso, em cada propriedade há uma placa explicando que a propriedade é protegida. A comunicação é outro fator importante, já que cada produtor quando vê alguém estranho em sua propriedade já se comunica com o vizinho ou com a polícia para deixá-los a par do que está havendo na propriedade.
“Hoje temos 200 proprietários cadastrados, temos todos os dados à disposição, desde acessórios à marca do gado. Dois militares fazem o trabalho de patrulha em locais e dias modificados semanalmente. Nem os próprios policiais sabem para onde vão e esse controle é feita apenas por mim”, explicou Almiro.
Segundo Almiro, a PM de São Sebastião dispõe de GPS e uma camionete voltada para esta patrulha. “Temos uma estrutura necessária e junto com os proprietários estamos acabando com pequenos furtos e delitos que os produtores sofriam anteriormente. Conhecemos todos os funcionários e proprietários e isso tem nos ajudado bastante”, finalizou.

Paranaíba
Segundo dados, Paranaíba tem hoje mais de três mil propriedades em todo município. Por isso, a polícia, o vereador Fredson e o Sindicato Rural continuarão trabalhando para viabilizar uma forma de trazer essa patrulha para o município. “Queremos colocar este projeto em andamento o mais rápido possível para podermos oferecer ao produtor rural uma vida com mais segurança”, ressaltou Wilberto Amaral.

Fonte: Folha de Paranaíba

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377