Paranaíba - MS, 28 de Março de 2024

Sindicato Rural e Fundação Chapadão apresentaram Tour Soja/ILP-F 2016

22/02/2016 às 11:59
Sindicato Rural e Fundação Chapadão apresentaram Tour Soja/ILP-F 2016

Foi realizado no dia 20 de fevereiro (sábado) na parte da manhã um "Dia de Campo" na Fazenda Mascote de propriedade de Milton Macedo Br 483 - Km 4 que faz parte do Tour da Fundação Chapadão Soja/Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILP-F 2016). O evento é uma parceria do Sindicato Rural de Paranaíba,Fundação Chapadão e Aprosoja/MS. Após um café da manhã, os proprietários da fazenda Milton e seu filho Fábio Macedo (vice-presidente do Sindicato Rural) deram as boas vindas aos presentes. Estiveram presentes no evento: o presidente da Aprosoja/MS Cristiano Bortolotto, o palestrante Marcelo Valentini Arf, o presidente do Sindicato Wilberto Antônio de Amaral, o presidente da Coopar Diomário Salustiano, vereadores, representantes do Banco do Brasil e Sicred, além de pecuaristas e agricultores.

De acordo com o presidente do sindicato Wilberto, a ideia é mostrar uma gama de possibilidades existentes no mercado e qual melhor está se adaptando ao solo e ao clima de Paranaíba. "O objetivo dessa parceria é promover e divulgar a cultura da soja no município, possibilitando a exploração dessa atividade", explica Wilberto.

"A parceria entre o Sindicato, a Fundação e a Associação garante aos produtores rurais da região alternativas transformadoras para o desenvolvimento da agricultura, com possibilidades reais de produzir mais e melhor, priorizando a sustentabilidade. O encontro entre os profissionais da área e o agricultor permite a troca de experiências e potencializa os resultados para a próxima safra do grão", ressalta o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto. Marcelo explicou que o objetivo deste Tour é "conhecer diferentes variedades de soja, sistemas de irrigação para lavouras e informações antecipadas para a próxima safra de soja.

A Fundação Chapadão através do engenheiro Jefferson Luis Anselmo que acompanhou todo o processo, esteve apresentando aos presentes as cultivares de soja que fazem parte do experimento e que está sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo. São 40 cultivares de soja, sendo : 16 cultivares RR e 24 Cultivares Intacta RR2 Pro. Esta soja foi plantada em duas épocas; uma no começo de novembro/2015 e a outra na segunda metade de novembro, sendo as mesmas variedades e na mesma sequência. As lavouras foram cultivadas pelos técnicos da Fundação Chapadão, com apoio do Sindicato Rural de Paranaíba. Também estiveram presentes as empresas participantes deste experimento que apresentaram seus produtos e as características de cada variedade.

Experimentos em Paranaíba
Segundo Fábio Macedo, produtor rural, veterinário, filho de Milton Macedo e responsável pela Fazenda Mascote, "no primeiro ano do experimento o desempenho foi normal, no segundo ano a produtividade do canteiro experimental já foi acima da média do estado, e neste ano (normal de chuva) a soja está muito boa, o resultado com certeza vai ser excelente", afirmou Fábio. "A colheita deverá ser realizada por volta de 15 de março e daí teremos o resultado final".

Tour da Soja 2016
O Tour teve início na quinta-feira, dia 04 de fevereiro, com palestra a campo na Fazenda Maraney, em Chapadão do Céu (GO).
Veja abaixo os locais dos experimentos, que serão visitados pelo tour:
04 de Fevereiro, Fazenda Maraney, em Chapadão do Céu (GO);
16 de Fevereiro, Fazenda Nova França, Baús/Costa Rica (MS);
18 de Fevereiro, Fazenda Santo Anastácio, Aparecida do Taboado (MS);
20 de Fevereiro, Fazenda Mascote, Paranaíba (MS);
24 de Fevereiro, Fazenda Kirei, Paraíso das Águas (MS);
10 de Março, Fundação Chapadão, Chapadão do Sul (MS).

Tecnoagro 2016
Vai estar acontecendo nos dias 16 e 17 de março a feira Tecnoagro 2016 um evento realizado pela Fundação Chapadão. Maiores detalhes no site ou pelo telefone: (67) 3562-2032

Confira todas as fotos do Tour Soja

Fonte: Assessoria do Sindicato Rural de Paranaíba - MS

  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377