Paranaíba - MS, 29 de Março de 2024

Faixa de pedestre elevada busca dar mais segurança a paranaibenses

12/06/2015 às 07:52
Faixa de pedestre elevada busca dar mais segurança a paranaibenses

O grande fluxo de veículos aliado à, também, grande concentração de pessoas, com destaque para as crianças da escola José Garcia Leal, motivaram a Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Obras e do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) a construir uma faixa de pedestres elevada em frente à escola, a fim de melhorar o trânsito no local e propiciar mais segurança aos alunos e à comunidade em geral que utilizam a via.

De acordo com o diretor da escola José Garcia, Osmar Higino Barreto, a solicitação de alguma medida na área já tem algum tempo devido à intensa movimentação no local. "Eu acredito que vai melhorar muito com a faixa, porque é uma reivindicação antiga da comunidade escolar a questão do respeito do condutor de veículos na faixa de pedestres. E constantemente a gente tem se deparado com algumas situações de perigo aqui porque o fluxo de alunos na entrada e na saída é muito grande e nem todos os condutores têm a consciência de respeitar a faixa. Nós já tivemos batidas e até uma ocasião em que um ciclista atropelou pessoas na faixa", contou.

O diretor disse ainda que enviou um ofício para a Prefeitura em busca de uma solução e que obteve a resposta de que seria atendido com essa faixa de pedestres elevada. "Aqui, por ser área central e estar próximo do ponto da circular, há um fluxo muito grande de gente, principalmente de idosos. Agora, com essa faixa, não terá como o condutor do veículo não reduzir a velocidade. Eu gostaria de agradecer ao prefeito por ter entendido a solicitação com essa faixa que eu tenho certeza que vai facilitar muito para nós e para os usuários da via pública", finalizou.

Segundo o diretor do Demutran, Marco Antonio Morelli, as faixas de pedestre possuem especificações próprias que devem ser seguidas, a respeito de placas de sinalização, medidas e pintura. "Essas faixas já estavam sendo construídas no Brasil, mas apenas em julho de 2014 que elas foram regulamentadas pelo Denatran", explicou.

O diretor destacou que a Secretaria de Obras é quem está executando o serviço e que a faixa é de concreto armado. "Para poder ficar transitável, a faixa precisa de um tempo de cura de 14 dias cada lado, portanto ficará totalmente pronta em 28 dias".

A respeito dos locais onde serão instaladas as próximas, Morelli disse que são os lugares em que há grande concentração de pessoas, como escolas, hospitais e órgãos públicos. "No começo do ano, reunimos com a Secretaria de Obras, com o engenheiro Neusvar Chaves e determinando os locais das faixas. A primeira está sendo construída em frente à escola José Garcia e, na medida em que tiver orçamento, serão feitas as outras nos demais pontos. Provavelmente, a próxima será na rua da escola Wladislau Garcia Gomes", finalizou.

DECOM - Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranaíba - MS

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590