Paranaíba - MS, 20 de Abril de 2024

Contribuinte que pagar IPTU em parcela única concorre a um carro zero

26/06/2014 às 12:21
Contribuinte que pagar IPTU em parcela única concorre a um carro zero

A Prefeitura de Paranaíba já iniciou a entrega dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e a primeira parcela tem vencimento para o próximo dia 15, data limite também para quitar o imposto integralmente, com desconto. Os que optarem pelo parcelamento, terão o valor do lançamento dividido em três vezes. A novidade este ano é que os que efetuarem o pagamento em parcela única concorrerão a um carro Fiat Pálio, branco, zero quilômetro.

Se o contribuinte optar pelo parcelamento, as parcelas deverão ser pagas nos dias 15 de julho, 15 de agosto e 15 de setembro. Caso prefira o pagamento à vista, o vencimento será dia 15 do próximo mês, com desconto de 10% e direito a participar do sorteio de um carro Pálio/Fiat.

Só poderão concorrer ao veículo quem pagar à vista ou em quota única o imposto até dois dias antes do sorteio que será realizado no dia 17 de agosto, em local ainda a ser definido. Isso significa que, se a pessoa perder o prazo à vista, mas quitar o débito até dia 14, estará apta a participar do sorteio do carro. Sobre o imposto pago com atraso, será cobrada uma multa de 10% sobre o valor.

De acordo com José Barbosa Barros, responsável pelo Departamento de Tributação e Cadastro, as pessoas que se sentirem prejudicadas devido ao valor do imposto, podem procurar o setor de tributação da Prefeitura para sanarem suas dúvidas.

José também explica sobre os carnês dos terrenos. "Só os carnês prediais estão sendo entregues. Quem não receber, deve procurar a Prefeitura. Quanto aos carnês referentes a terrenos, todos devem ser retirados pessoalmente no paço municipal. A exceção é apenas para pessoas que têm casas e terrenos no mesmo nome. Para esses casos, os carnês serão entregues juntos no endereço da casa", explicou.

Os contribuintes que pagaram o imposto em dia nos anos anteriores têm ainda desconto do programa de bônus acumulativo, que garante 2,5% de desconto ao ano para quem paga em dia. O bônus continua mesmo com o pagamento parcelado. O contribuinte só perde o desconto se atrasar alguma parcela. Se ele deixar de pagar o IPTU nesse ano, perde o bônus acumulativo nos outros anos.

O bônus é descontado no lançamento do IPTU do ano seguinte, com um acumulativo de até o limite de 10% a quem completar quatro anos consecutivos de quitação dos tributos lançados no cadastro imobiliário do imposto, até as datas previstas dos seus devidos lançamentos. Assim, o contribuinte pode ter até 10% de desconto e mais 10% se o pagamento for à vista, totalizando 20% de desconto.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranaíba - MS

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590