Paranaíba - MS, 02 de Maio de 2024

Rede Municipal de Ensino comemora resultados da implantação do Sistema Aprende Brasil

03/12/2010 às 20:46
Rede Municipal de Ensino comemora resultados da implantação do Sistema Aprende Brasil

"Adorei a nova apostila, eu estou aprendendo mais e quero usar uma dessas no ano que vem de novo", o dono dessa declaração, Alexandre Carmo Santana, tem apenas seis anos, mas já sabe a importância da educação na formação de qualquer pessoa. Ele é aluno da escola municipal Major Francisco Faustino Dias, uma das instituições beneficiadas com o Sistema Aprende Brasil, do Grupo Positivo, implantado pela Prefeitura de Paranaíba no início deste ano e destinado às crianças do Jardim III e primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal de educação, CEI Lar Tereza Spinelli e Casa da Criança.

O sistema, utilizado por diversas escolas privadas de todo o país, oferece o livro integrado ao aluno e o portal Aprende Brasil com atividades complementares. Ao professor é disponibilizado um material com explicações e planejamentos de aula, além dele ter acesso às diversas ferramentas do portal para melhor compor suas aulas.

A aplicabilidade do sistema é acompanhada pela secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, professora Jane Paula da Silva Colombo, e sua equipe pedagógica. “O prefeito José Garcia de Freitas transforma a educação de Paranaíba, tendo como norteadores os quatros princípios básicos que permeiam a instituição: o saber, a ética, o trabalho e o progresso. Esta é nossa política de responsabilidade social que tem como foco a inclusão social e a educação em uma perspectiva construtivista e fundamentada numa filosofia holística. Formar um cidadão de consciência crítica, que seja capaz de transformar a sociedade onde vive”, diz.

Jane ainda completa: “propomos mediar o desenvolvimento de nossos educandos para que eles se tornem capazes de inventar, descobrir, buscar alternativas, ter espírito empreendedor, refletir antes de agir, ser sensível, ter gosto pelos estudos e desenvolver uma consciência que valoriza a ecologia bem como valores solidários e fraternais”.

A coordenadora pedagógica municipal nas áreas de História e Geografia, Vilma Vieira de Paula, explica que o sistema apostilado Aprende Brasil foi implantado pela Secretaria Municipal de Educação para melhorar a qualidade do ensino das crianças na sala de aula porque o sistema já traz todo o planejamento para o professor. Portanto, se ele seguir este plano, terá melhores condições para ensinar a criança e para preparar as aulas porque elas já vêm prontas.

A coordenadora da Escola Municipal Dona Maria Paula de Oliveira – Pólo, distrito Alto Tamandaré, Maria Ângela Pereira Pedroso, comemora os resultados deste primeiro ano de material apostilado. “Nossos alunos são do campo e para eles esse método é novidade total, principalmente, devido à inclusão da tecnologia. Eles estão muito envolvidos e nós já vemos a diferença quando entramos em uma sala de Jardim III ou de primeiro ano. Há mais interesse nas atividades propostas e interação entre as crianças”.

Para a professora Sirley Romeira Oliveira Carvalho, da Escola Major Francisco Faustino Dias, o sistema só veio para somar. “Esse material acrescentou bastante dentro da minha prática, apesar de ser novidade e de eu mesma estar estudando. O sistema oferece tudo. O professor tem um plano de aula especificado e uma apostila que explica o que ele vai fazer. Então, se o professor tiver o cuidado de estudar, ele terá uma aula rica, tanto em conteúdo quanto em lúdico”, afirmou.

Sirley destaca a importância de um material como este para a funcionalidade do processo de ensino e aprendizagem. Ela conta que os alunos ficaram encantados com as apostilas porque, além de serem muito coloridas, contam com material de apoio, como recortes e dobraduras. “É um material que nós nunca tivemos. Um sonho para todo professor de escola pública”, resume.

A professora Ellen Cristina da Silva Souza diz que um ponto muito importante para a criança é o fato que a apostila ensina por meio da brincadeira. E completa: “o avanço já é visível. Eu percebi, principalmente na parte da alfabetização, que às vezes os alunos tinham dificuldade de introduzir a sílaba complexa e, com a apostila, agora eles já trabalham tudo junto. Por isso a criança assimila aquilo e acaba se alfabetizando mais rápido”, explica.

Ela ainda dá destaque para a informatização. “O que eu mais gostei foi a parte do portal. Ele é muito rico, a criança aprende brincando, além de estar em contato com a informática que hoje é muito importante na vida de todos. Se o professor souber explorá-lo, terá muito o que trabalhar. O portal é maravilhoso”.

Outro ponto citado pelos professores foi a interação que o sistema possibilita. “O material é muito voltado ao conhecimento de mundo e, com a apostila, isso é trabalhado de uma maneira diferente. As crianças precisam se expressar bastante. Em todas as atividades, elas precisam se relacionar dentro do grupo e opinar sobre os temas propostos. Essa questão da comunicação e da socialização é muito importante para a educação infantil e esse material traz exatamente essa questão”, disse a professora Samara Soares de Almeida, da escola Bento Macedo de Jesus.

A administração municipal tem como objetivo oferecer o sistema do Grupo Positivo, aos estudantes do Jardim III ao quinto ano do ensino fundamental até o final da gestão. Em 2011, os alunos do segundo ano do ensino fundamental já utilizarão o material.

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532