Paranaíba - MS, 24 de Abril de 2024

Secretária de Meio Ambiente visita obras no Assentamento Serra

01/12/2010 às 09:28
Secretária de Meio Ambiente visita obras no Assentamento Serra

A secretária de Meio Ambiente de Paranaíba, Janete Martins Brandão, visitou as obras de terraceamento, curva de nível e plantio de mudas nativas na sede do Assentamento Serra, no último dia 24.

Estas obras atendem o convênio INCRA / Prefeitura de Paranaíba, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura.

Também estavam presentes Francisco Sérgio Lima, Gilberto Guerra e Cláudia Barbosa, engenheiros responsáveis pelo convênio por parte do INCRA.

Segundo Janete Brandão, os proprietários de glebas, os assentados daquela região, estão agradecidos com os benefícios recebidos, pois há muito suas terras não recebiam melhorias. “Eles estão muito agradecidos ao prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara) pelas mudanças no assentamento”.

Terraceamento

Terraceamento é uma técnica agrícola de conservação do solo, destinada ao controle de erosão hídrica, utilizada em terrenos muito inclinados. Baseia-se no parcelamento de rampas niveladas, demandam muita mão de obra, elevados conhecimentos técnicos e aceitam pouca mecanização. Quando bem planejado e bem construído, reduz as perdas de solo e água pela erosão e previne a formação de sulcos e grotas.

Curva de nível

As curvas ajudam a reter os elementos solúveis do solo, permitindo a intensificação da produção. Se a inclinação for grande, as curvas devem ser mais próximas umas das outras e caso contrário, devem ser mais espaçadas.

A água das chuvas, ao encontrar os sulcos com as plantas, não escorre e se infiltra no solo, deixando-o úmido e evitando a erosão.

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532