Paranaíba - MS, 28 de Março de 2024

Procon divulga primeira pesquisa de preços de produtos natalinos

30/11/2010 às 16:52
Procon divulga primeira pesquisa de preços de produtos natalinos

Procon divulga primeira pesquisa de preços de produtos natalinos

Campo Grande(MS) - O Procon divulgou nesta terça-feira (29) a primeira
tabela da pesquisa de preços de produtos natalinos deste ano. A pesquisa
foi realizada na última semana, nos dias 25 e 26 de novembro em nove
supermercados da capital.

No total foram verificadas as variações de preços de 263 produtos. Vinhos,
refrigerantes e espumantes estiveram entre os dez itens que tiveram maior
diferença de preço, como no caso das bebidas, Kuat Guaraná com 93,7%; o
Vinho Marcus James 750 ml de diversos tipos, sempre com variação em torno
de 75,8%; e a Chuva de Prata 660ml, com 58%.

Apesar de não ter ficado entre as dez maiores variações, o tradicional
panetone apresentou uma diferença de valor considerável:O Village Mega
Chocolate de 700 g, foi encontrado por R$ 14,90 e também por R$ 23,29 o
que significa variação de 56,03%. No caso da marca mais conhecida,
encontramos variação de 46,07% no Panetone Bauduco Chocottone de 750%, com
preço maior em R$ 20,49 e menor em R$ 13,97.


De acordo com superintendente do Procon/MS, Lamartine Ribeiro as
diferenças de preços entre os estabelecimentos é surpreendente pelo fato
de tratar dos mesmos tipos e marcas de produtos, sem nenhuma variação de
qualidade, como no caso das bebidas. Contudo o Lamartine afirma, “Se
considerarmos os preços de todos os produtos e tirarmos uma média,
verificaremos que houve uma redução de 12,7% entre as pesquisas do mesmo
período em 2009, provavelmente pela acentuada queda no dólar no último
ano.”

Dos nove estabelecimentos visitados, todos apresentaram falta de algum
item da lista natalina e variação em pelo menos um dos produtos. No
balanço geral, o Fort Atacadista, que fica localizado na Avenida Ernesto
Geisel foi o apresentou os melhores preços.

Para o superintende do Procon/MS, os resultados obtidos reforçam a função
da pesquisa da instituição como referência sobre o mercado. “A intenção é
facilitar a vida do consumidor, assim antes de sair de casa, a pessoas tem
a opção de consultar a pesquisa e, dessa maneira, optar por qualidade e
preço que lhe seja mais conveniente”.

A próxima pesquisa será divulgada no dia 21 de dezembro. A expectativa é
de queda dos preços.

ASCOM/Setas
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