Paranaíba - MS, 18 de Abril de 2024

Concluintes do curso de Libras recebem certificados

24/11/2010 às 12:19

Os certificados de conclusão do primeiro módulo do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), oferecido pela Prefeitura de Paranaíba, serão entregues às 19h30 dessa quinta-feira (25), no Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).

Quarenta pessoas participaram do curso, organizado pela professora Maria Madalena Dal Ri, conduzido pela professora Radaí Cléria Felipe e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.

A capacitação foi oferecida na Escola Municipal Major Francisco Faustino Dias, semanalmente, na quinta-feira, das 19h às 21h30.

De acordo com a professora Maria Madalena, este curso teve o objetivo de capacitar professores para atender os alunos com surdez.

Madalena afirmou que o curso de Libras garante que os especialistas em educação identifiquem e atendam as necessidades educacionais especiais dos alunos surdos, determinando o trabalho de ensino no sentido de refletir sobre os processos e propostas a serem adotadas nas diferentes áreas do conhecimento.

A cerimônia de entrega dos certificados contará com o depoimento de Pedro Eduardo Martinez, advogado e surdo, que falará sobre dificuldades e superações.

Segundo a secretária de Educação, professora Jane Paula da Silva Colombo, a educação escolar do aluno com surdez é um desafio que a escola abraçou e o sistema educacional municipal já faz um atendimento educacional especializado por meio das salas de recursos multifuncionais, nas escolas da rede municipal Maria Luiza Corrêa Machado e Professor Ignácio José da Silva, e intérpretes nas salas de aula comuns, considerando a necessidade do desenvolvimento da capacidade intelectual e das peculiaridades dos alunos.

A educação especial, como uma modalidade de educação escolar que perpassa todas as etapas e níveis de ensino, está definida nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, que regulamenta a garantia do direito de acesso e permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino.

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532